Fluência Computacional
“A programação deveria ser uma segunda língua, ensinada a todas as crianças.” (Tim Cook – CEO da Apple)”
Para Mitchel Resnick, professor e pesquisador do MIT, criador do Scratch (uma das plataformas mais utilizadas no mundo para ensinar programação por meio de criação e desenvolvimento de animações e jogos), a atividade de programar deve ser adicionada às competências básicas de leitura e escrita, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo, permitindo que crianças e adolescentes vejam o mundo de maneiras diferentes. A programação contribui não apenas para aprender a resolver problemas, mas em transformar ideias por meio da criação, da exploração e da experimentação.
A programação, como atividade fundamental para participação efetiva em uma sociedade digital, proporciona, de acordo com Resnick, a fluência tecnológica para crianças e adolescentes. Para além da alfabetização digital, que corresponde ao processo de compreensão, assimilação e inserção de indivíduos no mundo tecnológico, a fluência em tecnologia é voltada para o uso consciente e expressivo das ferramentas tecnológicas.
NaCODE8734 trabalhamos com o conceito de Fluência Computacional, que não implica apenas em ser capaz de utilizar recursos tecnológicos, mas também construir algo com significado a partir de suas próprias ideias. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as novas gerações, que são 100% nativos digitais, precisam ser computacionalmente fluentes.
Direcionamos nossos esforços para a Fluência Computacional de crianças e adolescentes para possam interagir com as tecnologias, se tornem digitalmente alfabetizados e possam aprender a se expressar, colocando ideias e projetos em prática a partir do uso de recursos e dispositivos computacionais.
Acreditamos que a programação é o caminho para a Fluência Computacional, podendo auxiliar crianças e adolescentes não apenas em termos técnicos, mas principalmente ajudando na organização das ideias e na percepção do mundo de diferentes maneiras, possibilitando uma participação social e cultural efetivamente ativa. Assim como aprender um novo idioma é fundamental em um mundo globalizado e tecnológico, aprender programação e robótica é aprender um idioma universal para a comunicação digital.